No início da temporada, as previsões do futebol projetavam o Atlético e o Athletico-PR como times que disputariam a liderança do Campeonato Brasileiro. Agora, a realidade é outra.
O Galo e o Furacão jogarão pela última rodada, neste domingo (8/12), às 16h, na Arena MRV, com o objetivo de escapar do rebaixamento e garantir classificação à Copa Sul-Americana.
Com o término da 37ª rodada, há apenas uma vaga ainda aberta na zona de rebaixamento da Série A. O Bragantino, com 41 pontos, ainda tem chances de sair da degola, ao lado de Cuiabá, Atlético-GO e Criciúma, já rebaixados. O Furacão, com 42 pontos, ocupa a 16º posição, enquanto o Galo, com 44 pontos, está acima. Fluminense lidera a tabela com 43 pontos.
Para o Atlético, a situação é simples: basta vencer o Athletico-PR para escapar do rebaixamento e garantir classificação para a Sul-Americana de 2025, pois atingiria 47 pontos e não podia ser ultrapassado por qualquer equipe abaixo de si.
A simplicidade, no entanto, não é tão grande quando se analisa o retrospecto recente do Atlético. Sem vencer há 10 jogos na Série A, o time mineiro está em crise e é o lanterna do Brasileirão nos últimos 10 jogos.