O Calendário do Futebol Brasileiro: Entendendo as Críticas e Ajustes
No futebol brasileiro, um recurso comum nos últimos tempos são as críticas ao calendário do esporte. Especialmente, os treinadores são os principais críticos, argumentando que a sequência de jogos é excessiva e que está afetando a física dos jogadores. Julio Avellar, diretor de competições da CBF, recentemente concedeu uma entrevista ao Lance! e ressaltou que a CBF entende as reclamações, mas destaca que a sequência de jogos é uma questão legais e que todas as adequações feitas são discutidas e aprovadas pelos próprios clubes.
O Intervalo entre as Partidas
Avellar argumentou que o intervalo entre as partidas é de no mínimo 66 horas, o que é cumprido. Além disso, destacou que o calendário do Brasileirão é debatido e aprovado anualmente com os clubes. O Brasil tem uma peculiaridade em relação ao mundo afora, com a existência dos campeonatos estaduais, o que afeta o calendário do futebol brasileiro. No entanto, o calendário é esse e é aprovado com os clubes.
Impacto das Enchentes no Rio Grande do Sul
As enchentes no Rio Grande do Sul em maio tiveram um impacto significativo no calendário do futebol brasileiro. Os três times gaúchos na Série A tiveram jogos adiados antes mesmo que o conselho de clubes da CBF decidisse pela interrupção do Brasileirão por duas rodadas. A CFB fez um trabalho junto a todos os clubes para adequar a reposição de jogos e visar o ano que vem.
A Definição dos Horários dos Jogos
Uma reclamação comum é a definição dos horários dos jogos. Muitas vezes, a tabela detalhada do Brasileirão é desdobrada apenas para cinco rodadas, e tarda a ser divulgada. Julio Avellar argumenta que a tabela não é atrasada, mas sim otimizada, pois a CFB tem que considerar as competições que ocorrem ao mesmo tempo, como a Copa do Brasil e as competições da Conmebol.
O Calendário do Futebol de 2025
No próximo ano, a sequência de partidas será ainda mais exigente com a realização do Mundial de Clubes, que ocupará cerca de um mês em meio ao Brasileirão. A CFB não antecipou quais ajustes terão que ser necessários, pois ainda não há visibilidade sobre o calendário da Conmebol e da FIFA para 2025. No entanto, quando essas informações forem divulgadas, a CFB fará os cálculos necessários para adequarem o calendário do futebol brasileiro.
Conclusão
Em resumo, o calendário do futebol brasileiro é um desafio permanente, e a CBF está trabalhando para adequar às necessidades dos times e jogadores. Embora as críticas sejam comuns, a CBF se esforça para otimizar o calendário, considerando a física dos jogadores e as competições que ocorrem ao mesmo tempo.